top of page
  • Foto do escritorMinitel Creative

TUTORIAL LUMION: Jardim vertical

Siga estes passos simples para criar um jardim vertical realista


As paredes verdes tornaram-se incrivelmente populares no projeto arquitetónico, tanto pelo seu encanto estético como pelos seus benefícios ambientais. Estes jardins verticais não só são apelativos, como também têm um grande impacto no ambiente. As paredes verdes podem ajudar a melhorar a qualidade do ar, o isolamento e o bem-estar geral dos utilizadores de um edifício, tornando-as assim numa opção sustentável e valiosa para as práticas arquitectónicas modernas.


Para os arquitectos e designers, podem também proporcionar um contraste visual original, ao mesmo tempo que aumentam a área limitada de um projeto. Proporcionam um meio simples mas eficaz de trazer um toque de natureza a uma paisagem urbana e criá-los no Lumion é mais fácil do que pensa.


7 passos simples para construir um jardim vertical


1. Importar o seu modelo

Como sempre com o Lumion, comece por carregar ou criar a sua cena. Pode utilizar uma das cenas de exemplo existentes e importar o seu modelo 3D ou utilizar o LiveSync para estabelecer uma ligação em tempo real com o seu software CAD. Isto permite-lhe fazer ajustes no modelo 3D em qualquer ponto do processo e vê-los imediatamente reflectidos no Lumion.


2. Aplicar materiais

Quando o modelo estiver carregado, vá para o editor de materiais e aplique todos os materiais do projeto.


3. Adicione o seu material de base

A partir daí, ainda no editor de materiais, clique na superfície, na parede ou na estrutura em que pretende instalar uma parede verde.


Clique no separador paisagem e seleccione um material de relva ou solo 2D a partir das opções da biblioteca do Lumion para utilizar como material de base.


Isto ajudá-lo-á a conseguir um aspeto mais realista e natural para a parede verde e ajudará a cobrir quaisquer espaços que existam entre as plantas. Ajuste a escala do mapa de acordo com as suas necessidades.


4. Dividir a superfície

Para tornar a sua parede verde mais atraente, pode ajustar o modelo 3D dividindo a superfície com diferentes curvas. Isto permite-lhe criar um padrão mais complexo para a folhagem em vez do aspeto uniforme que uma superfície simples pode oferecer.


Com o Lumion LiveSync ativado, verá instantaneamente quaisquer alterações ao seu modelo actualizadas no Lumion.



5. Adicionar folhagem

Clique em definições de material e, em seguida, em mostrar mais opções no menu pop-up. A partir daqui, seleccione as opções de folhagem (procure o ícone da folha) e escolha o seu tipo de folha preferido. Se tiver personalizado a parede com formas, pode diversificar os materiais para cada forma e aplicar um tipo de folhagem diferente a cada uma delas.


6. Faz com que se destaque

Agora a parte divertida! Define o nível do solo para calcular a partir de onde queres que a folhagem se espalhe. Agora, aumenta o valor de dispersão e vê a folhagem crescer diante dos teus olhos! Deixe a extensão crescer até cobrir a área desejada para a sua superfície ou geometria. A partir daqui, também pode ajustar os valores do tamanho da folha para a escala correcta.




7. Dar um toque de cor

Para dar um toque subtil, ajuste a cor das folhas para obter uma aparência mais distinta. Basta utilizar o seletor colorir folha para ajustar a escala e a caixa de seleção de cores à direita para encontrar a tonalidade exacta que pretende. E já está, acabou de construir uma parede verde! Não foi assim tão fácil?


Uma simples parede de folhas pode proporcionar-lhe um belo visual, mas pode fazer muito mais com o Lumion, se tiver tempo. Aqui estão algumas sugestões de como criar algo mais detalhado e elaborado.


Sugestão: Utilize a funcionalidade de dispersão de deslocamento para distribuir aleatoriamente os limites da sua folhagem. O objetivo é criar um aspeto em que as folhas mais jovens apareçam na extremidade desses limites, como se as plantas ainda estivessem a crescer na sua superfície.


Seleccione uma série das suas plantas favoritas entre as centenas disponíveis na biblioteca Lumion. Tente encontrar espécies que se harmonizem e se encaixem bem esteticamente. No nosso exemplo, seleccionámos as seguintes plantas:

  • False Yucca

  • KentiaPalm

  • Dieffenbachia

  • Festuca

  • Button Fern (fine-detail)

  • Fern (fine-detail)

  • Sedge (fine-detail)


Utilize a ferramenta de colocação individual para adicionar cada planta à sua área de superfície.


Para obter um aspeto mais natural, vale a pena dedicar algum tempo a ajustar a escala das diferentes plantas dentro da mesma espécie, de modo a minimizar a repetição e a uniformidade do seu aspeto. Para alterar a sua aparência, utilize a opção Selecionar objeto idêntico para agrupar uma espécie. De seguida, passe para o menu de opções avançadas no canto superior direito da janela do Lumion. Utilize a ferramenta de tamanho aleatório para ajustar a escala das suas plantas.


Para obter detalhes mais finos, a ferramenta gizmo permite-lhe ajustar a rotação de plantas individuais ao seu gosto. A ferramenta de rotação aleatória, que talvez conheça, só afecta o plano horizontal e, por isso, não é adequada neste caso.


Repita estes passos e coloque camadas e detalhes na sua parede como achar melhor.







20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page