![file.jpg](https://static.wixstatic.com/media/2e1d95_04f5bb6e0d9e496d977aa792cb58b116~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/2e1d95_04f5bb6e0d9e496d977aa792cb58b116~mv2.jpg)
Lumion
Escala dos materiais
Lumion escala dos materiais
No Lumion é possivel definir com ​exactidão a dimensao da estereotomia que pretendemos que as nossas texturas tenham nos renders dos nossos projectos.
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Assim temos desde já algumas considerações que acho importantes retermos:
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Se colocarmos o selector de escala a 0, o material utilizará as coordenadas de textura importadas da sua aplicação de modelação 3D (Imported Texture Placement).
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Se definirmos o selector de escala para mais de 0, o material mudará para o mapeamento da caixa com coordenadas de textura aplicadas automaticamente (Box-mapping Texture Placement).
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Se utilizarmos uma textura com uma forma quadrada (ou seja, não rectangular) e definir o selector de Escala para 1.0, a textura cobrirá exactamente 1x1 metros no modelo (assumindo que o modelo não foi escalado para cima ou para baixo).
Passos a efectuar
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1 - contar o numero de peças que constam na textura
2 - definir o valor em mm do tamanho pretendido da peça
3 - colocar o valor obtido na calculadora no campo Escala do Mapa
![Materiais 001](https://static.wixstatic.com/media/2e1d95_13efa7a2ebef4037ab9e29fea477f6da~mv2.jpg/v1/fill/w_392,h_351,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Materiais%20001.jpg)