Lumion 2024: Uma Visão para o Futuro da Visualização Arquitetónica
top of page
  • Foto do escritorMinitel Creative

Lumion 2024: Uma Visão para o Futuro da Visualização Arquitetónica

O Lumion, destacando-se como um dos software de visualização arquitetônica mais utilizados, antecipa um ano de 2024 repleto de inovações significativas.



A empresa delineou planos ambiciosos com o objetivo de persistir na trajetória de aprimorar constantemente seu software, visando torná-lo não apenas mais poderoso, mas também mais acessível e intuitivo para os profissionais da arquitetura. Essa iniciativa reflete o compromisso contínuo da empresa em fornecer ferramentas avançadas que capacitam os arquitetos a dar vida às suas visões de forma eficiente e impactante.


Compromisso com a Inovação

Em 2023, o Lumion fez progressos significativos na sua tecnologia e equipa. A empresa reconstruiu o Lumion do zero, utilizando as mais recentes inovações em tecnologia gráfica e de renderização. Isso permitiu ao Lumion lançar atualizações com mais frequência, proporcionando aos arquitetos as últimas funcionalidades e melhorias.


A Lumion entrevistou Thomas Soenderby, CEO da Lumion, e Remko Jacobs, CTO e cofundador da Lumion, para saber o que os motivou a aceitar este ambicioso projeto e o que significa para o futuro da Lumion e da visualização arquitetónica.


Deixamos aqui um resumo desta entrevista


Porque é que decidiram reconstruir o Lumion a partir do zero?

Thomas: O nosso objetivo sempre foi dar aos arquitectos a possibilidade de visualizarem a sua ideia, e ainda há muito mais que podemos fazer. Percebemos que, para alcançar a nossa visão para a próxima década, precisávamos de fazer algumas alterações fundamentais à nossa tecnologia. Queríamos adotar o Ray Tracing, que é uma forma mais realista de simular a luz e os reflexos, mas também manter a velocidade e a simplicidade da rasterização, que é o que o Lumion tem usado desde o início. Também queríamos unificar o sistema de iluminação do Lumion, que anteriormente estava dividido em diferentes modos para fotografia, vídeo e RV. E queríamos modernizar todo o pipeline de renderização, que é o processo que transforma seu modelo 3D numa imagem ou animação atraente.


Remko: Foi um projeto enorme para nós. Demorámos quase dois anos a concluir. Tivemos de reescrever quase todas as linhas de código do Lumion. Foi como fazer uma cirurgia de coração aberto ao Lumion. Mas fizemo-lo porque acreditamos que era necessário. Ao redesenhar o nosso motor de renderização para trabalhar tanto com rasterização como com ray tracing, podemos agora oferecer uma plataforma que será melhorada mais rápida e facilmente do que nunca. Este lançamento é apenas o começo para o Lumion.


Quais são as vantagens do Ray Tracing para os utilizadores do Lumion?

Remko: O Ray tracing é uma tecnologia que calcula a forma como a luz se comporta no mundo real. Ao contrário da rasterização, que utiliza alguns truques inteligentes para imitar a realidade, o ray tracing pode produzir iluminação indireta mais precisa, reflexos fora do espaço do ecrã, sombras de contacto e muito mais. Com o ray tracing ativado no Lumion 2023, as suas renderizações apresentarão automaticamente estas melhorias, sem qualquer esforço extra da sua parte. Também pode controlar o número de raios por pixel, o que lhe dá mais flexibilidade sobre a qualidade e o desempenho das suas renderizações.


Thomas: O Ray Tracing não é uma solução mágica que resolve tudo. Tem as suas próprias limitações e desafios. Por exemplo, requer mais poder de computação do que a rasterização e pode introduzir algum ruído ou artefactos nas imagens. É por isso que decidimos implementar o traçado de raios como um efeito opcional no Lumion 2023, em vez de substituir totalmente a rasterização. Queremos dar aos nossos utilizadores o melhor dos dois mundos - a velocidade e simplicidade da rasterização e o realismo e qualidade do traçado de raios. E queremos dar a eles a escolha de quando e como usar cada tecnologia.




Como é que o Lumion 2023 melhora o sistema de iluminação?

Remko: O sistema de iluminação no Lumion 2023 é muito mais consistente e natural do que antes. Unificámos os modos de iluminação para fotografia, vídeo e RV num único sistema que funciona perfeitamente em todas as saídas. Também melhorámos a qualidade das sombras, clarabóias, sol, projectores, luzes de área, luzes pontuais, materiais emissivos e iluminação global. Todos estes elementos trabalham agora em conjunto de forma harmoniosa para criar condições de iluminação realistas para as suas cenas.


Thomas: A iluminação é um dos aspectos mais importantes da visualização arquitetónica. Pode melhorar ou destruir o seu projeto. Com o Lumion 2023, tornámos mais fácil do que nunca criar efeitos de iluminação deslumbrantes que mostram o seu projeto na sua melhor luz.




Que outras novidades há no Lumion 2023?

Thomas: Há muito mais para descobrir no Lumion 2023. Adicionámos mais de 400 novos objectos e materiais à nossa biblioteca de conteúdos, incluindo novas árvores, plantas, pessoas, veículos, mobiliário, tecidos, metais e muito mais. Também melhorámos a utilização e o desempenho do Lumion, tornando-o mais rápido e fácil de trabalhar. E introduzimos um novo modelo de subscrição, o que significa que os utilizadores do Lumion terão acesso a todas as futuras actualizações e melhorias que iremos lançar ao longo do ano.


O que estão a planear para o Lumion 2024?

Thomas: O Lumion 2024 será mais um ano emocionante para nós e para os nossos utilizadores. Temos muitas ideias e planos para melhorar ainda mais o desempenho, a qualidade e a usabilidade do Lumion. Algumas das novas funcionalidades em que estamos a trabalhar incluem:

- Renderização de água melhorada com ray tracing

- Renderização de vidro melhorada com ray tracing

- Renderização de vegetação melhorada com ray tracing

- Ferramentas e efeitos de animação melhorados

- Suporte e integração de RV melhorados

- Funcionalidades de colaboração e partilha melhoradas

- E muito mais!


Remko: O Lumion 2023 é um marco para nós, mas não é o fim do caminho. É o início de um novo capítulo. Temos muitas ideias e planos interessantes para o futuro do Lumion e mal podemos esperar para os partilhar consigo. Fiquem atentos a mais notícias e actualizações nossas em 2024 e mais além.







22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page